top of page
Buscar

Compreendendo a Ansiedade

  • Foto do escritor: Beatriz Karen Martins
    Beatriz Karen Martins
  • 22 de jun. de 2024
  • 2 min de leitura

Atualizado: há 14 horas


Homem preocupado

Ansiedade é uma emoção secundária relacionada ao medo que nos deixa em estado de alerta para lidar com possíveis perigos. É uma emoção muito importante para a nossa existência. Ela foi muito importante para a evolução da nossa espécie. Nossos ancestrais precisavam lutar/fugir para comer e sobreviver. Porém, muitas vezes, a ansiedade surge quando não há presença de ameaças reais.


Reconheça a diferença de pensamento e sentimento:


Imagine que você está caminhando pela rua a noite e percebe que dois homens estão vindo na sua direção. Neste momento você se sente ansioso e com medo porque pensa que eles vão roubá-lo. Esse sentimento desconfortável é a ansiedade e o pensamento é a sua interpretação do que está acontecendo: "Eles vão me roubar".


Consigo ficar livre da ansiedade para sempre?


Entenda a ansiedade como o alarme de uma casa.


Esse alarme pode ser acionado quando um pássaro passar pela varanda, não representando perigo. Porém, nesse momento, provavelmente, você sentirá algumas sensações fisiológicas desagradáveis pela interpretação de ameaça, como taquicardia e sudorese, decorrentes da ativação do sistema nervoso simpático. E assim acontece na nossa vida, muitas vezes, esse alarme toca quando não há risco real. Todavia, não é recomendado desligar o alarme/ansiedade porque ele pode "tocar" em situações de perigo real e você ser pego de surpresa sem nenhum repertório para enfrentar a intercorrência.


Diante disso, não é possível deixar de sentir ansiedade, mas é possível regulá-la/ajustar. Quando o alarme tocar identifique seus pensamentos (avaliação que você fez da situação) e avalie as evidências e a probabilidade do desfecho negativo acontecer. Se for um alarme falso (como um pássaro que disparou o alarme) volte a sua atenção para o momento presente, reestruture o pensamento e entenda que esse emoção irá diminuir de intensidade, naturalmente. Por outro lado, se for algo que represente perigo real pense em alternativas para enfrentar.


Ansiedade normal X Ansiedade patológica


A ansiedade patológica é algo sério. Se você sofre de ansiedade, a chance é de que isso tenha um grande impacto sobre sua vida.


As pessoas com transtornos de ansiedade, frequentemente, se descobrem incapazes de trabalhar de modo eficaz, de ter uma vida social, de ter sono de qualidade, de viajar ou de ter relações saudáveis. Se você sente ansiedade intensa, na maioria dos dias, que interfere na qualidade de vida, a psicoterapia pode te auxiliar.


Nos atendimentos vamos compreender os fatores desencadeantes da ansiedade, identificar pensamentos disfuncionais, identificar crenças nucleares, reestruturar pensamentos e crenças, aprender técnicas de relaxamento, regular o sono, treinar técnica de resolução de problemas para que você possa, efetivamente, lidar com a ansiedade.





 
 
bottom of page